Serpentário do Instituto Butantan

O serpentário é uma das mais antigas instalações em funcionamento no Instituto Butantan. Ele começou a ser construído praticamente ao mesmo tempo em que o lendário Edifício Central, inaugurado em 1914. Além de ser uma atração para o público visitante, no passado o Serpentário do Butantan era utilizado para realizar as extrações dos venenos utilizados na produção de soro. Após uma readequação do local, os animais passaram a ser condicionados em salas climatizadas, enquanto a área do serpentário foi reformulada para simular o ambiente natural das espécies.

serpentario-instituto-butantan

Atividades no serpentário

O Instituto Butantan também promove uma programação educativa no serpentário. Todas as quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, os visitantes podem participar da atividade “Mão na Cobra só no Butantan”. Nesta atração os monitores do Butantan estimulam o contato do público com serpentes da fauna brasileira, tiram dúvidas sobre os animais e explicam o que deve ser feito em caso de acidentes.

Aviso: a atividade “Mão na Cobra só no Butantan” não acontece em feriados e em dias chuvosos.

serpentario-butantan

Instituto Butantan

Endereço: Avenida Vital Brasil, 1.500

Informações: (11) 2627-9300

9 Respostas

  1. Rodolfo Moraes da Silva 22 de julho de 2014 / 13:07

    Tenho um sítio na zona rural de Carolina – MA. Uma quantidade grande de cobras cascavel tem sido encontrada. Gostaria de informações de como proceder para enviar essas cobras ao instituto butantan. É possível receber anti-ofídico?

    • Leonardo Vieira 7 de agosto de 2014 / 16:00

      Olá, Rodolfo. Você deve encaminhar os animais ao Corpo de Bombeiros ou ao IBAMA através do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Comentários desativados.