Semana do Meio Ambiente no Instituto Butantan

semana-meio-ambiente


De 26 de maio a 1º de junho acontece mais a Semana do Meio Ambiente no Instituto Butantan. A edição deste ano terá cursos, exposições, atividades educativas e oficinas gratuitas voltadas ao tema “Desafios e Acões: Compartilhando Caminhos”.

Exposições

De segunda a domingo, das 9h às 16h30, o Museu de Microbiologia e o Centro de Difusão Científica recebem quatro exposições. Em uma delas é possível observar objetos tridimensionais feitos a partir de materiais plásticos utilizados em laboratórios. Em outra mostra, os visitantes podem conferir fotos históricas de diferentes períodos do Butantan. Há também um trabalho de desenhos e imagens realizado pelos alunos da creche do instituto abordando a preservação de recursos naturais. Completa a programação uma exposição de fotos da fauna, da flora e da população amazônica captadas em pesquisas realizadas pelo Butantan.

entrada-museu-de-microbiologia

Curso

Dia 27 de maio acontece um curso voltado à gestão de resíduos sólidos. Esse treinamento tem o objetivo de capacitar gestores e profissionais de instituições públicas a elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos cumprindo os diferentes níveis da legislação nacional, além de atender as resoluções do CONAMA e da ANVISA. As inscrições foram encerradas no dia 20 de maio.

Oficinas

No dia 29 de maio, às 14h, acontece a atividade “Centenárias do Butantan e o Ambiente ao seu Redor”, que apresenta ao participante a importância das árvores no ambiente urbano além de uma parte da fauna estudada pelo Butantan. Este evento terá uma palestra e duas caminhadas, sendo uma pelo Parque do Butantan e outra pelo Horto Osvaldo Cruz. As inscrições terminam no dia 23 de maio e devem ser feitas pelo e-mail sema@butantan.gov.br.

No dia 30 de maio, às 7h30, é a vez da caminhada histórica, que mostra a arquitetura do Instituto Butantan em seus 113 anos de história. As inscrições para essa atividade foram encerradas no dia 20 de maio.

predio-central-acervo-instituto-butantan

Já nos dias 31 de maio e 1 de junho acontece a “Oficina de Observação e Fotografia de Aves”, que incentiva o participante a desenvolver a percepção de aves no ambiente urbano. Serão fornecidos binóculos, mas é recomendável utilizar binóculos próprios e câmeras fotográficas para captar imagens das aves. O percurso terá exemplares como o pica-pau de topete vermelho e o sabiá laranjeira, espécies comuns no Butantan. As inscrições devem ser feitas até 23 de maio pelo e-mail sema@butantan.gov.br.

Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas no telefone (11) 2627-9364, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Confira a programação completa aqui.

Serviço

Semana do Meio Ambiente no Instituto Butantan

Data: De 26 de maio a 1º de julho

Endereço: Avenida Vital Brasil, 1.500

Informações: (11) 2627-9364