Pós-doutorado no Instituto Butantã tem seleção para bolsas

Está aberto o período de seleção para bolsas de Pós-Doutorado no Instituto Butantã. Os interessados devem se inscrever para atuar no Centro de Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular (CeTICS).


Você pode conferir os programas de pós-doutorado a seguir:

Modelagem e simulação de vias sinalizadoras e metabólicas envolvidas em disparo e progressão do ciclo celular

Unidade: Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA)

Os candidatos devem demonstrar grande domínio de uma das seguintes áreas e estar familiarizado com as demais: i) modelagem matemática e computacional usando equações diferenciais; ii) modelagem estatística incluindo redes Bayesianas e Booleanas; iii) desenho experimental e análise estatística; iv) programação de computador aplicada a análises experimentais (os candidatos devem mencionar as linguagens computacionais e softwares com os quais tem experiência).

É imprescindível que os candidatos tenham interesse em problemas biológicos e, além disso, é desejável que estejam familiarizados com as seguintes técnicas experimentais: análise de expressão gênica por micro arranjos de DNA, RNAseq e RT-PCR; análise proteômica porWestern blot e espectrometria de massa; análise de ciclo celular por citometria de fluxo.

Os candidatos devem enviar, curriculum vitae, nomes de três referências e uma carta descrevendo realizações e o interesse na pesquisa para o Dr. Hugo Armelin (haarmeli@iq.usp.br), cc. paula.melcop@butantan.gov.br. O prazo final é 27 de setembro de 2013.

pos-doutorado-instituto-butanta

Dor e Analgesia: mecanismos moleculares e alvos para novos fármacos analgésicos

Unidade: Laboratório Especial de Dor e Sinalização (LEDS) – Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA)

Objetivo: avaliar os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na dor e seu controle, usando, quando pertinente, substâncias derivadas de venenos animais como ferramentas para essa caracterização.

Os candidatos ao Pós-doutorado devem ter experiência em ensaios in vitro utilizados para a avaliação desses mecanismos, como por exemplo, RT-PCR, imunohistoquímica, western blotting, ensaios de patch clamp, ensaios de adesão e invasão, aplicados a cultura de células e tecido neuronal.

Experiência prévia em ensaios comportamentais de avaliação de dor, será considerado como diferencial.

Os candidatos devem enviar curriculum vitae, nomes de três referências e uma carta descrevendo realizações e o interesse na pesquisa para a Dra. Yara Cury (yara.cury@butantan.gov.br), cc. paula.melcop@butantan.gov.br. O prazo final é 11 de outubro de 2013.

Proteômica aplicada ao estudo da interação funcional de proteinases de veneno de serpentes com alvos celulares e plasmáticos

Unidade: Laboratório Especial de Toxinologia Aplicada (LETA)
Área: Bioquímica/Biologia
Área de conhecimento: Bioquímica

Objetivo: este projeto prevê a aplicação de abordagens proteômicas e espectrometria de massas para analisar o efeito da metaloproteinase HF3 sobre fibroblastos e células endoteliais. Os candidatos deverão ter experiência na utilização de cromatografia ortogonal, técnicas eletroforéticas e espectrometria de massas.

Os candidatos devem apresentar Currículo Lattes atualizado, duas referências, uma carta contendo breve relato de sua experiência e seu objetivo de carreira. Os documentos devem ser enviados em formato PDF para: Dra. Solange M. T. Serrano (solange.serrano@butantan.gov.br), cc. paula.melcop@butantan.gov.br. O prazo final é 15 de outubro de 2013.

Entender o comportamento de fosfolipídeos de membrana como receptores em terapias para a trombose e câncer

Unidade: Laboratório de Bioquímica e Biofísica

O candidato deve ter experiência em:

– Remodelação, exposição de fosfatidilserina e microvesiculação da membrana;
– Interações moleculares com membranas receptoras;
– Agrupamentos de complexos macromoleculares nas membranas celulares;
– Coagulação do sangue.

Habilidades experimentais em biologia celular, bioquímica, incluindo interações moleculares e cinética de enzimas, microscopia confocal, FRET.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, nomes de três referências e uma carta descrevendo realizações e o interesse na pesquisa para a Dra. Ana Marisa Chudzinski-Tavassi (ana.chudzinski@butantan.gov.br), cc.paula.melcop@butantan.gov.br. O prazo final é 30 de outubro de 2013.

O conteúdo das bolsas inclui os seguintes itens:

a)  Mensalidades:  valor R$ 5.908,80.( ± USD 2600.00).
b) Reserva Técnica (15% do valor anual de mensalidades).
c) Auxílio Instalação: bolsistas que precisem se mudar para a cidade onde se localiza a Instituição Sede da pesquisa pode solicitar o benefício de Auxílio Instalação, composto por:
– Uma (1) mensalidade adicional, a ser paga juntamente com a primeira mensalidade da bolsa;
– Despesas de transporte, quando houver deslocamento por distância superior a 350 km.

O Instituto Butantã fica na Avenida Vital Brasil, número 1.500.