Museu Emílio Ribas no Instituto Butantan

A fachada do Museu Emílio Ribas do Instituto Butantan


Instalado no prédio do Desinfectório Central, em 1979, o Museu de Saúde Pública Emilio Ribas passou a compor o Centro de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan em 2010. A nova fase viabilizou a integração do museu ao programa de preservação de acervos históricos, além de facilitar o acesso da informação à sociedade. Construído em 1893, o imóvel localizado no Bom Retiro é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) desde 1984.

Acervo do Museu Emílio Ribas

O interior do Museu Emilio Ribas - Foto: Instituto Butantan

O material preservado no Museu Emílio Ribas representa um dos acervos mais significativos da história da saúde no Brasil. O visitante tem a oportunidade de conhecer documentos em texto, objetos históricos e conteúdo audiovisual do final do século XIX até os dias atuais. Além disso, o museu mantém uma exposição permanente realizada com base no seu acervo fotográfico. Baseada em diferentes temas da história da saúde, a mostra pode ser visitada mediante a um agendamento prévio realizado no Instituto Butantan.

Informações sobre o Museu Emílio Ribas

O Museu Emílio Ribas fica na Rua Tenente Pena, 100, no Bom Retiro. Para obter informações sobre o agendamento, entre em contato pelo telefone (11) 2627-3880.

Museus do Instituto Butanta

O Museu De Microbiologia do Instituto Butantan

Aproveite para conhecer também os outros museus do Instituto Butantan.