Museu de Microbiologia do Instituto Butantan

Idealizado pelo Prof. Isaías Raw, o Museu de Microbiologia do Instituto Butantan foi inaugurado em 2002 com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Fundação VITAE. Ele recebe posição de destaque entre os museus científicos por apresentar uma proposta educacional inovadora, além de abordar temáticas diferenciadas em suas atividades. Os projetos educativos do Museu de Microbiologia já renderam menção honrosa no Prêmio Darcy Ribeiro de Educação.

Desde 2003, o museu é filiado à Associação Brasileira de Centros de Museus de Ciências (ABCMC).

museu-de-microbiologia-instituto-butantan

Missão

O Museu de Microbiologia tem como objetivos:

– Desenvolver a curiosidade científica nos jovens;

– Aproximar a cultura científica e o público em geral através de atividades de produção de conhecimento, pesquisa científica e educação;

– Se estabelecer como um potencial meio de divulgação das ações realizadas pelo Instituto Butantan.

Exposição

exposicao-museu-de-microbiologia

O Museu de Microbiologia apresenta aos visitantes do Instituto Butantan uma exposição de longa duração que consiste em uma viagem rumo ao universo invisível dos microrganismos. Esse trabalho é composto por equipamentos, painéis, modelos tridimensionais de bactérias, vírus e protozoários que contextualizam as bases da Microbiologia e mostram o que são “germes” e micróbios. Na exposição, por exemplo, é possível manipular microscópios e observar microrganismos vivos em uma gota de água não tratada. Além disso, os visitantes também têm à disposição diversos computadores exibindo filmes, animações, atividades interativas, entre outros conteúdos.

Auditório

auditorio-museu-de-microbiologia

A estrutura do Museu de Microbiologia também comporta um auditório com capacidade para 40 pessoas. No espaço são exibidos filmes, palestras e material de audiovisual complementar para grupos escolares. Antes de conhecer o conteúdo da exposição, os estudantes assistem a um vídeo escolhido de acordo com a faixa etária da turma. Os monitores do Butantan permanecem à disposição para esclarecer as dúvidas dos alunos.