Instituto Butantan apresenta pedido para acelerar a produção da vacina contra a dengue

Diante do crescente aumento de casos de dengue nas cidades brasileiras, o Instituto Butantan constituiu uma parceria com o governo de Estado de São Paulo para adiantar o cronograma de desenvolvimento da vacina contra o vírus causado pelo mosquito aedes aegypti. O plano consiste em solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a antecipação da etapa final de testes clínicos em humanos. O pedido será oficializado nesta terça-feira (24).


Quais são os benefícios da medida?

modelo-facebook

Com o pedido junto à Anvisa, governo e Instituto Butantan visam ampliar a participação de voluntários nos estudos. Essa prática daria mais agilidade aos testes e poderia reduzir o processo de produção em até dois anos. Em entrevista na manhã de hoje para a Rádio Jovem Pan, o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, explicou os benefícios da medida. “Vamos testar com mais rapidez a vacina contra os quatro sorotipos e depois começar a produção em larga escala”. Ainda de acordo com Uip, a vacina poderá ser liberada para produção em 2016 ou 2017, caso o adiantamento do cronograma seja aprovado.

Histórico da produção da vacina contra a dengue

voluntários-para-dengue-instituto-butantan

Os componentes clínicos da vacina contra a dengue têm sido estudados desde 2006. Em agosto de 2013, a Anvisa autorizou o Instituto Butantan a iniciar os testes em humanos. Em conjunto com outras instituições de saúde do Brasil, o Butantan tem realizado os ensaios do Programa de Estudo da Vacina Brasileira contra a Dengue em dois centros de pesquisas em São Paulo e um na cidade de Ribeirão Preto. Se você quer se inscrever no programa de voluntários, clique aqui.

3 Respostas

  1. CELSO CAVALHEIRO 28 de março de 2015 / 23:57

    ADORO O INSTITUTO BUTANTA NASCI AI DENTRO COMO UMA COBRA EM 1957. PAI JOAO DOMINGUES CAVALHEIRO

  2. Luana Carvalho 15 de junho de 2015 / 18:37

    Oi, eu sou aluna e estou realizando um trabalho relacionada com a Dengue, e queria saber se tem como visitar esse laboratório.

    Obrigada

    • admin 8 de julho de 2015 / 16:00

      Olá, Luana.

      Para informações sobre visitação, você precisa entrar em contato pelo telefone (11) 2627-9300.

Comentários desativados.