Institucional

Posicionado entre os maiores centros de pesquisa biomédica do mundo, o Instituto Butantan é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O órgão é responsável pela produção de 51% de vacinas e 56% de soros para uso profilático e curativo do Brasil.


Atualmente o Butantan mantém estudos e pesquisas relacionados à saúde pública, sejam diretos ou indiretos, nos segmentos de Biologia, Biomedicina, Farmacologia e Biotecnologia. O instituto também executa missões cientificas através da Organização Mundial e Panamericana de Saúde, Unicef e ONU.

Outra vertente do órgão envolve ações significativas no setor de Educação através da oferta de cursos técnicos, curso de pós-graduação, estágios, eventos e palestras acadêmicas.

Além dos trabalhos em pesquisa, produção e educação, o Instituto Butantan abre suas portas para receber visitantes em um parque de 80 hectares composto por 60% de área verde. Com museus, serpentário e macacário, o Parque do Instituto Butantã é uma atração rica em história e ensino, e recebe anualmente mais de 300 mil pessoas.

História

instituto-butanta

A criação do Instituto Butantan remete ao final do século XIX, quando um laboratório de produção de soro antipastoso foi projetado para combater um surto de peste bubônica no porto de Santos em 1899. Instalado pelo governo na recém adquirida Fazenda Butantan, esse laboratório era vinculado inicialmente ao Instituto Bacterológico (atual Adolpho Lutz), mas em fevereiro de 1901 foi promovido a uma instituição autônoma.  À época, levava o nome de Instituto Serumtherápico, e teve como primeiro diretor o médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, especialista em problemas de saúde pública.

Ao longo dos anos Vital Brazil investiu na ampliação das atividades do instituto, que passou a desenvolver pesquisas em paralelo à produção de soros e vacinas. As medidas inovadoras chamaram a atenção da comunidade internacional, e já na primeira década do século XX a instituição tinha sua importância reconhecida fora do Brasil.

O grande passo rumo ao progresso do Butantan veio em 1914 com a inauguração do Prédio Central, batizado em 2014 de “Edifício Vital Brazil”. No local foi possível alocar os setores de pesquisa e produção, possibilitando ao instituto aprimorar suas atividades e expandir sua contribuição para a saúde pública.

Valores

• Compromisso com a sociedade
• Valorização dos recursos humanos
• Primazia pela qualidade
• Preservação do meio ambiente
• Participação da comunidade
• Busca constante por inovação
• Respeito à diversidade cultural e étnica

3 Respostas

  1. Giovana Valdevino Rodrigues 26 de agosto de 2014 / 18:37

    muito legal esse intituto eu aprendi muito thau

  2. Giovana Valdevino Rodrigues 26 de agosto de 2014 / 18:38

    muito legal esse intituto eu aprendi muito e gostei thau sao paulo

Deixe uma resposta