Conheça o Parque do Instituto Butantã

Você que mora em São Paulo ou gosta de visitar a cidade com freqüência já teve a oportunidade de conhecer o Parque do Instituto Butantan? Considerado um dos grandes atrativos da capital paulista, ele atrai mais de 300 mil pessoas todos os anos para conhecer as maravilhas que fazem parte desse centro de pesquisas centenário. Mas o que faz do Butantan um local tão bacana para ser visitado por tanta gente? Confira as atrações e veja o que te aguarda.


Atrações do Instituto Butantan

parque-instituto-butantan

Muitos visitantes vão ao Butantan simplesmente para contemplar a natureza e passear pelos 80 hectares de alamedas e árvores raras encravadas em meio à metrópole de pedra e cimento. Mas o instituto reserva outras atrações imperdíveis distribuídas nos seus três museus: o Museu Biológico, o Museu de Microbiologia e o Museu Histórico.

Museu Biológico do Instituto Butantan

museu-biologico-instituto-butantan

O Museu Biológico apresenta animais vivos expostos em terrários que reproduzem o habitat natural das espécies. Você vai poder conferir aranhas, cascavéis, escorpiões, anfíbios, jararacas e lagartos. O museu também mantém visitas temáticas para todos os públicos e atividades regulares para grupos escolares. Para conferir todas das informações, clique aqui.

Museu de Microbiologia

museu-de-microbiologia-instituto-butantan

Com o objetivo de desenvolver a curiosidade científica, o Museu de Microbiologia apresenta o universo invisível dos microrganismos. Você vai poder conferir equipamentos e modelos tridimensionais que mostram a estrutura de bactérias, vírus e protozoários. Além disso, os visitantes também podem utilizar os microscópios para observar microrganismos vivos. O museu também reúne grupos escolares no auditório para exibir filmes e realizar palestras. Para mais informações, clique aqui.

Museu Histórico do Instituto Butantan

museu-historico-instituto-butantan

O Museu Histórico tem entre os seus objetivos preservar e divulgar a história das ciências e da saúde, especialmente a trajetória que envolve o Instituto Butantan. O local exibe um acervo composto por mobiliários e objetos antigos, e preserva o piso e as paredes originais dos laboratórios de pesquisa do Instituto Butantan. O Museu Histórico também realiza exposições temporárias sobre história da ciência e da saúde, além de organizar atividades educativas para grupos escolares e visitas temáticas para todo o público. Para mais informações, clique aqui.

Serpentário do Instituto Butantan

mao-na-cobra-instituto-butantan

Se você tem curiosidade em ver uma serpente de perto, no Instituto Butantan é possível conferir mais de sessenta espécies brasileiras e estrangeiras, assim como uma diversidade de escorpiões e aranhas. E se você quiser tocar uma serpente, todas as quintas-feiras, das 14h30 às 15h30, acontece a atividade Mão Na Cobra só no Butantan. Nessa atração, os monitores estimulam os visitantes a conhecer as serpentes mais de perto, inclusive permitindo o contato com a pele. É tudo muito seguro e divertido. A participação é gratuita. Para mais informações, clique aqui.

Biblioteca do Instituto Butantan

biblioteca-instituto-butanta

 A Biblioteca do Instituto Butantan possui um acervo centenário que começou a ser constituído em 1910. São mais de 15 mil volumes – incluindo obras raras – sobre temas envolvendo Zoologia, Bioquímica, Saúde, Farmacologia, Imunologia, Toxicologia e Microbiologia. Além de auxiliar os trabalhos de pesquisa do Butantan, o material também fica disponível para consulta da comunidade externa. Para mais informações, clique aqui.

Macacário do Instituto Butantan

macacario-instituto-butantan

O Macacário do Instituto Butantan abriga diversos macacos Rhesus, que é uma espécie conhecida por ter o fator sanguíneo Rh identificado. Os primeiros macacos que habitaram o macacário chegaram ao Butantan em 1929. Essa colônia dos primatas foi primordial para auxiliar nas pesquisas com vírus e ajudar na implementação da vacina contra a febre amarela. Para mais informações, clique aqui.

Hospital Vital Brazil no Instituto Butantan

hospital-vital-brazil-instituto-butantan

No Instituto Butantan também funciona o Hospital Vital Brazil, que fica aberto dia e noite para atender pacientes que foram picados por algum animal peçonhento. O hospital fornece atendimento para consultas e diagnósticos, além de possuir estrutura para internar pessoas que necessitem de cuidados especiais. Para mais informações, clique aqui.

Lanchonete no Instituto Butantan

lanchonete-instituto-butantan

O Instituto Butantan também abriga uma lanchonete com área de alimentação para atender todos os visitantes e os grupos escolares que realizam visitas regularmente.

Horário de funcionamento do Instituto Butantan

Não perca a oportunidade de visitar o Instituto Butantã. É um passeio super divertido e vale muito a pena. Se você tiver criança, leve sem pensar duas vezes. Vocês vão adorar. O horário de funcionamento é das 9h às 16h30, de terça a domingo. Adultos pagam R$ 6 para entrar. Crianças acima de 7 anos e estudantes pagam R$ 2,50. Menores de 7 anos e idosos não pagam. Se você quiser entrar em contato, o telefone é (11) 2627-9300.