Biblioteca do Instituto Butantan

A história centenária da Biblioteca do Instituto Butantan remonta à década de 1910, período em que o acervo começou a ser constituído. Sua estrutura foi inicialmente abrigada em uma seção do Prédio Central, e em 11 de outubro de 1945, ela começou a funcionar em instalações independentes no próprio prédio. O acervo da biblioteca é referência para pesquisas de Saúde, e está disponível para a consulta livre, como determinam os ideais do órgão.


Missão da Biblioteca do Instituto Butantan

biblioteca-instituto-butanta

Os objetivos da Biblioteca do Instituto Butantan são estruturados a partir dos seguintes ideais:

  • Constituir e propagar seu acervo em benefício das demais representantes da instituição em seus trabalhos de pesquisa;
  • Zelar pelo patrimônio cultural e científico institucional, inclusive disponibilizando o conteúdo para a consulta da comunidade externa.

Acervo da Biblioteca do Instituto Butantan

acervo-biblioteca-instituto-butantan

O rico acervo da Biblioteca do Instituto Butantan é formado por 15 mil volumes de livros, além de teses, dissertações, obras raras e um material composto por 200 mil fascículos de periódicos acessível pelo Catálogo Coletivo Nacional de periódicos do IBICT (CCN). O material engloba principalmente assuntos relacionados a Saúde, Zoologia, Bioquímica, Farmacologia, Toxicologia, Imunologia e Microbiologia.

Serviços da Biblioteca do Instituto Butantan

A Biblioteca do Instituto Butantan integra a Rede de Informação e Conhecimento (RIC) da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Essa conexão viabiliza o acesso à informação relevante em saúde pelo banco de dados dos acervos e da produção científica dos institutos de Pesquisa e Centros de Documentação estaduais.

Contato da Biblioteca do Instituto Butantan

biblioteca-do-instituto-butanta

Para falar com a Biblioteca do Instituto Butantan, entre em contato pelo telefone (11) 2627-9757 ou pelo e-mail atendimento.biblioteca@butantan.gov.br. Em razão da reforma do prédio, atualmente a biblioteca está fechada temporariamente.

Conheça também outras instalações do Instituto Butantan